Rodovia Dr. Roberto Moreira, 2858 - Paulínia-SP 19 3756-9696

Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

Política de Segurança

A segurança de Trabalho é parte integrante do nosso processo de produção e um dos objetivos permanentes da Tekinox. Visa preservar o seu patrimônio humano e material, de clientes e de terceiros e a continuidade das atividades em padrões adequados de produtividade com qualidade de serviço.

Para atender as determinações Legais em vigor e considerando ser a Prevenção de Acidentes a melhor solução, a promoção da saúde e proteção da integridade física dos colaboradores no local de trabalho são realizadas, abordando 4 (quatro) aspectos:

  • Qualificação Profissional;
  • Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET);
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho;

A Qualificação Profissionalé o processo mais eficiente para se mudar o quadro crítico existente no Brasil, quanto ao número de Acidentes do Trabalho.

Para essa contribuição nossos profissionais realizam seu trabalho com mais eficiência técnica, aumentando, com isto, a produtividade e a qualidade do produto e melhor aplicando as normas de segurança.

Ao SESMT, cabe a função de centralizar o planejamento da segurança, em consonância com a Produção, e descentralizar sua execução.

À CIPA cabe a função, como um órgão interno da Empresa, de ser um divulgador das normas de segurança e de realizar algumas funções executivas estabelecidas na legislação em vigor, tais como: elaborar Mapa de Riscos, discutirem acidentes ocorridos, convocar reuniões extraordinárias, etc.

Às Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho, instrumento determinado em lei desde 1978, cabem universalizar as responsabilidades, não só sobre segurança e saúde do trabalhador, como também sobre os processos de execução dos serviços.

As ações para Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho possuem a participação e o envolvimento de todos os setores da estrutura organizacional e de seus colaboradores, sendo as responsabilidades compatíveis com os diversos níveis no organograma funcional da empresa.

A meta do “ACIDENTE ZERO”, apesar de considerada utópica por muitas empresas, será sempre perseguida.

Treinamento

Todos os empregados recebem Treinamento Admissional e Periódico, visando garantir a execução de suas atividades com segurança.

O Treinamento Admissional possui carga horária mínima de 06 (seis) horas, ministrado no horário de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades. Os assuntos ministrados estão em conformidade com NR 18 no item 18.28.2.

Ao final do Treinamento Admissional, os empregados recebem as Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho e os EPI’s necessários às suas atividades e assinam os Termos de Responsabilidade.

O Treinamento Periódico é ministrado sempre que se tornar necessário e ao início de cada fase da obra.

Equipamento de Proteção Individual e Coletiva – EPI e EPC

Todo EPI utilizado pelo colaborador possui o Certificado de Aprovação – CA, emitido pelo Ministério do Trabalho.

Os detalhes do uso de EPI constam da NR-6.

Os cintos de segurança são do tipo pára-quedista, exceto em serviços de eletricidade e em situações que funcionem como limitadores de movimento, quando podem ser usados os tipos abdominais.

Os EPC são construídos com material de qualidade e instalados nos locais necessários tão logo sejam detectados os riscos.

Documentação de Referencia à Fiscalização:

  • Comunicação Prévia.
  • Livro de Inspeção.( Em Poder da Matriz)
  • PPRA.
  • PCMAT.
  • PCMSO.
  • Atestado de Saúde Ocupacional (anexado à cópia da Ficha de Registro de Empregado).

“SAÚDE E SEGURANÇA, DIREITOS QUE AMPLIAM PRODUTIVIDADE.”